Ultimas noticias

6/recent/ticker-posts
Aqui a notícia é prioridade


AKIAGORA

CLIQUE E VISITE NOSSOS PARCEIROS


AKIAGORA

AKIAGORA

AKIAGORA

AKIAGORA



AKIAGORA

Imunização: Brasil poderá exportar vacina 100% nacional e ampliar acesso global a imunizantes

Após a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) entregar, nesta terça-feira (22), as primeiras doses da vacina 100% nacional contra a Covid-19 ao Ministério da Saúde, a pasta informou que o país poderá exportar os imunizantes, como fazem outros países, e reforçar a distribuição equitativa de vacinas no mundo. Ainda não há, contudo, negociações sendo feitas. 

"A Fiocruz tem uma grande capacidade de produção de vacinas, como mostrou durante a pandemia. Com isso, podemos nos associar aos esforços dos outros países que produzem vacinas para ampliar o acesso global à imunização e, assim, contermos o caráter pandêmico da Covid-19", disse o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, após o evento de lançamento do imunizante nacional. 

Para ser exportada, a vacina produzida pela Fiocruz precisa obter o registro emergencial na Organização Mundial da Saúde (OMS), segundo Queiroga. Apesar de indicar que o país pode ser um futuro exportador do imunizante, o ministro reforçou que ainda não há negociações sendo feitas.

No evento de entrega das primeiras doses do fármaco, o ministro imunizou quatro pessoas com a vacina da AstraZeneca produzida 100% em território nacional. De acordo com ele, mais de 500 mil doses do "imunizante brasileiro" já foram entregues e podem ser distribuídas à população brasileira.

O contrato de transferência de tecnologia da Astrazeneca para a Fiocruz foi assinado em junho do ano passado e, hoje, a vacina 100% nacional foi entregue ao Ministério da Saúde. Com a transferência de tecnologia, a vacina pode ser produzida sem a necessidade da importação do ingrediente farmacêutico ativo (IFA), ponto que já atrasou a vacinação contra a Covid no Brasil no início da campanha.

DP

Comente com o Facebook:

Postar um comentário

0 Comentários