Ultimas noticias

6/recent/ticker-posts
Aqui a notícia é prioridade


AKIAGORA

CLIQUE E VISITE NOSSOS PARCEIROS


AKIAGORA

AKIAGORA

AKIAGORA

AKIAGORA



AKIAGORA

Eleições 2022: Chance de Raquel Lyra disputar o Governo de Pernambuco aumenta, mas cenário ainda é nebuloso

Coluna do Diego Lagedo: O xadrez eleitoral de Pernambuco está se tornando uma verdadeira entropia. A cada semana, um novo fato, movimentação ou boato muda a configuração dos pré-candidatos ao Governo de Pernambuco e ao Senado Federal.

A Coluna Cena Política do Jornal do Commercio trouxe informações de bastidores que garantem que a prefeita de Caruaru, Raquel Lyra (PSDB), já bateu o martelo e irá disputar o Governo de Pernambuco na eleição deste ano. A fonte dessa coluna também considera que a aliança de Raquel com Anderson Ferreira (PL) não irá prosperar. A principal motivação que pode ser inferida é que este último é aliado do presidente Jair Bolsonaro e também é pré-candidato a governador.

Porém, como nada é certo antes da oficialização, outra reportagem do JC ouviu uma fonte diferente e trouxe informações divergentes. Nessa segunda matéria, a fonte acredita que Anderson está com o PL garantido e que será senador na chapa de Raquel (algo pouco crível). Mas ambos convergem ao afirmarem que Raquel irá realmente ser candidata a governadora.

Outra informação interessante é que um político de peso de Pernambuco, que atualmente está na Frente Popular, entrou em contato com a equipe de Raquel para declarar apoio e afirmar que quer apoiar o seu projeto. Esse fato se deve às tratativas do PSB com o PT para acertar a vaga para o Senado, algo que deve deixar os dirigentes do PSD, PP, Avante e Republicanos descontentes, pois almejavam a vaga.

O cenário eleitoral de Pernambuco ainda é muito nebuloso, mas é possível afirmar que, atualmente, as chances de Raquel disputar o Governo de Pernambuco são grandes. Mas há um porém nessa equação: o compo da oposição não comporta três candidaturas e alguém terá que ceder.

Crítica: O ex-senador Amando Monteiro Neto (PSDB) criticou a gestão do PSB de Pernambuco após a divulgação de um levantamento do Banco Central que mostrou que Pernambuco é um dos últimos estados do Brasil no quesito investimento público. “Os dados divulgados pelo relatório do Tesouro Nacional, pasmem, indicam que Pernambuco foi ultrapassado largamente por Bahia, Ceará, Alagoas, Maranhão e o Piauí, este último com receita estadual três vezes menor do que a de Pernambuco. Já Alagoas, cuja receita estadual é menos da metade de Pernambuco, investiu mais de duas vezes”, criticou Armando.

Recife: A vereadora Michele Collins (PP) se apôs ao projeto de lei da vereadora Liana Cirne (PP) que institui o orixá Xangô como Guardião da Cidade do Recife. “Com todo respeito às religiões de matriz africana, não podemos permitir que a Câmara Municipal do Recife vote um projeto dessa envergadura. Seria algo contra todas as outras religiões”, disse Michele. Ela, que é evangélica, também lembrou que Nossa Senhora do Carmo não foi escolhida padroeira do Recife por via política, mas sim por uma decisão religiosa que foi abraçada pela população.

Auxílio: O Governo Federal inciou o pagamento do Auxílio Gás para 5,58 milhões de famílias brasileiras de baixa renda nessa segunda-feira (14). Juntamente com o Auxílio Brasil, que está atendendo mais de 18 milhões de famílias, o Auxílio Gás será uma das principais bandeiras sociais do presidente Jair Bolsonaro na campanha pela reeleição.

Diego Lagedo é historiador e especialista em Gestão Pública. A sua coluna aborda temas políticos e é publicada de segunda a sábadosendo replicada em diversos blogs de Pernambuco.

PP

Comente com o Facebook:

Postar um comentário

0 Comentários