Ultimas noticias

6/recent/ticker-posts
Aqui a notícia é prioridade


AKIAGORA

CLIQUE E VISITE NOSSOS PARCEIROS


AKIAGORA

AKIAGORA

AKIAGORA

AKIAGORA



AKIAGORA

Eduacação: Saiba como funciona o Sisu e quem pode se inscrever

 

Os estudantes que partciparam do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2021 já podem realizar as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (SISU) 2022 e concorrer a uma vaga em universidade pública. 

O programa foi criado em 2010 pelo Ministério da Educação (MEC) como uma forma de unificar a oferta de vagas em instituições públicas de ensino superior para candidatos participantes do Enem. 

O processo seletivo do SISU abre duas vezes por ano, no primeiro e no segundo semestre letivo, e a inscrição só é permitida para o estudante que realizou o último Enem, obteve nota na redação maior que zero e não tenha participado na condição de treineiro. Os candidatos com as melhores classificações são selecionados, de acordo com suas notas no exame.

Para realizar a inscrição, a única forma é por meio do site oficial do programa, informando o número de inscrição e a senha do Enem. Não é necessário pagar nenhuma taxa para a realização do cadastro.

“É importante lembrar que algumas instituições adotam nota mínima para inscrições em determinados cursos, por isso, se a nota do estudante não for suficiente para se candidatar, o sistema automaticamente lhe enviará uma mensagem informando. O candidato pode escolher até duas opções de curso, indicando a sua ordem de preferência, as universidades pretendidas, o turno e a modalidade de concorrência, como ampla concorrência, cotas ou ações afirmativas”, afirmou o Carlos André Rêgo Barros, professor do Ensino Médio e diretor do Colégio CBV Jaqueira.

As opções de cursos podem ser alteradas enquanto o período de inscrições estiver aberto, porém o SISU vai considerar como válida a última opção registrada no sistema. E caso o candidato tenha um desempenho que permita ser selecionado para ambos os cursos, prevalecerá a primeira opção escolhida.

Outro ponto de atenção é a nota de corte, que nada mais é do que a menor nota possível para ficar entre os selecionados na modalidade escolhida de um determinado curso, com base no número de vagas e no total de candidatos inscritos. “O SISU calcula diariamente a nota de corte durante o período de inscrições. É importante frisar que a nota de corte é modificada de acordo com a nota dos inscritos, sendo apenas uma referência para auxiliar o candidato no monitoramento da inscrição, ou seja, ela não é garantia de seleção para o curso desejado”, explica o educador.

O resultado da chamada regular é divulgado na página do MEC e o candidato não aprovado poderá participar da Lista de Espera. Em 2022, o SISU irá ofertar mais de 180 mil vagas distribuídas em 25 estados e no Distrito Federal. Só no Nordeste, serão mais de 59 mil vagas disponíveis.

DP

Comente com o Facebook:

Postar um comentário

0 Comentários