Pesquise aqui.

A maior velocidade!

Lugar de lixo é no lixo.


Mais do mesmo: Projeto proíbe descarte da bituca de cigarro nas ruas do Recife

Mais do que uma falta de educação doméstica e um descaso para com o meio ambiente, jogar filtro de cigarro no chão das vias, praças, parques e quaisquer áreas e logradouros públicos do município do Recife será proibido por lei. O projeto, que já recebeu parecer favorável da Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal do Recife, é de autoria do vereador Erivaldo da Silva Eri (PTC). 

“O ato instintivo do fumante de descartar o filtro do cigarro consumido (conhecido também como toco ou bituca de cigarro) por onde passa, o que é um problema sério para o meio ambiente. Parece insignificante, mas a bituca de cigarro é o lixo mais comum no planeta, está presente em todos os lugares, nas ruas, nos parques, nos gramados, nas matas e florestas, nas linhas d´água, nas canaletas, nas galerias de água pluviais e esgotos, nos canais, nos rios, na areia da praia e água do mar, etc. É um problema sério e preocupante”, disse o vereador na justificativa do projeto.

Mas ele não limita à proibição. O projeto estabelece que o Poder Público Municipal instalará lixeiras específicas para o correto descarte dos filtros de cigarros em diversos pontos do município. O vereador informou ainda que, segundo dados da Aliança de Controle ao Tabagismo no Brasil (ACTBR), são descartados por dia aproximadamente cinco mil toneladas de bitucas de cigarro no mundo. No Brasil, o descarte de bitucas nas ruas aumentou consideravelmente com a entrada em vigor da lei anti-fumo.  Com a proibição de fumar em ambientes fechados, as ruas se tornaram o espaço ideal para os fumantes.
obs: vale lembrar que não é permitido jorgar nada nas ruas, portanto, o projeto do vereador não é, senão, chover no molhado.
Postado por Helder Lopes 
▲ Ir para Topo