Ultimas noticias

6/recent/ticker-posts
Aqui a notícia é prioridade


AKIAGORA

CLIQUE E VISITE NOSSOS PARCEIROS


AKIAGORA

AKIAGORA

AKIAGORA

AKIAGORA



AKIAGORA

Novo chip promete mais eficiência e redução no consumo de energia.


O 3D Tri Gate terá o consumo 50% menos energia. Até hoje, todos os

chipetinham uma barreira horizontal para controlar o fluxo de energia. No 3D, essa barreira é vertical e mais fina.


Uma invenção anunciada nesta quarta-feira (4) promete revolucionar uma área que parecia ter chegado ao limite: a dos microprocessadores.
Dos computadores ao telefone celular, passando por micro-ondas e relógios digitais. Quase tudo que faz a sua vida mais confortável tem um microprocessador dentro -- também chamado de chip.
Visto de fora, os chips não passam de pequenos quadrados pretos. A parte funcional - que fica escondida debaixo de uma capa escura - é ainda menor.
Dentro estão escondidos milhões de transistores. Numa analogia com o corpo humano, o microprocessador seria o cérebro e os transistores, os neurônios.
Hoje, a maior fabricante de chipes do mundo anunciou um novo tipo de transistor. O 3D Tri Gate, que promete quase 40% a mais de eficiência com consumo de energia 50% menor.
O segredo está no desenho do transistor. Até hoje, todos os chipes tinham uma barreira horizontal para controlar o fluxo de energia. No 3D, essa barreira é vertical e mais fina. Com três superfícies de contato, dizem os inventores, é possível controlar com mais precisão os elétrons. O transistor também ficou menor: 22 nanômetros. Na cabeça de um alfinete caberiam seis milhões deles.
g1.globo

Comente com o Facebook:

Postar um comentário

0 Comentários