Ultimas noticias

6/recent/ticker-posts
Aqui a notícia é prioridade


AKIAGORA

CLIQUE E VISITE NOSSOS PARCEIROS


AKIAGORA

AKIAGORA

AKIAGORA

AKIAGORA



AKIAGORA

Nasa abandona esforços para contatar robô "Spirit" em Marte.

Washington- A Nasa (agência espacial americana) abandonou nesta madrugada seus esforços para restabelecer a comunicação com seu robô explorador "Spirit", preso nas areias de Marte e com o qual perdeu contato no ano passado. "As avaliações feitas pelos engenheiros em meses recentes concluíram que existe pouca probabilidade de recuperação das comunicações com Spirit", indicou um comunicado da Nasa.
A equipe dos engenheiros do Laboratório de Propulsão da NASA perdeu o contato há quase 14 meses e acredita que o inverno marciano danificou os componentes internos e as conexões elétricas. No interior do aparelho as temperaturas caíam a menos de 20 graus abaixo de zero (Celsius).
A última comunicação de "Spirit" com a Terra ocorreu em 22 de março de 2010.
Os técnicos da agência espacial achavam que a melhor oportunidade para recuperar o contato com "Spirit" ocorreria em março deste ano no solstício do hemisfério sul de Marte, mas as chamadas por rádio não receberam resposta. "Com energia insuficiente para o funcionamento de seus aquecedores é provável que as temperaturas no interior do aparelho explorador fossem mais baixas no ano passado que durante qualquer um de seus outros seis invernos em Marte", assinalou o comunicado da Nasa.
O "Spirit" deixou a Terra em junho de 2003 transportado por um foguete Delta 2, e desceu em Marte, amortecido por bolsas de ar, em janeiro de 2004.
Fonte: Agência EFE

Comente com o Facebook:

Postar um comentário

0 Comentários