Pesquise aqui.

A maior velocidade!

Chuvas: Moderno sistema de previsão e alerta hidrometeorológico será inaugurado nesta terça.

O Sistema de Previsão e Alerta Hidrometeorológico, a Sala de Situação da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), vinculada à Secretaria de Recursos Hídricos e Energéticos (SRHE) será inaugurada nesta terça-feira (10), às 9h, pelo governador Eduardo Campos.

A sala, que funcionará na sede provisória da Apac, nas instalações da Compesa, possui equipamentos de alta resolução que vão possibilitar não só o acompanhamento dos dados em tempo real, mas a antecipação de possíveis riscos, agilizando a capacidade de  resposta do Estado às mudanças climáticas e possibilidade de chuva e enchentes.

Um dos destaques do novo sistema é o programa de simulação de enchentes, que, a partir de informações topográficas das cidades e volume de chuvas previsto, pode indicar áreas vulneráveis e permitir a retirada da população, em caso de necessidade.

Os dados do Sistema serão acessados pelos técnicos da Apac e de órgãos como a Defesa Civil para facilitar a prevenção aos prejuízos à população no caso de eventos naturais extremos. Informações do monitoramento hidrometeorológico, como os níveis das principais barragens e volume de chuvas, entre outros, já pode ser acessada pela população através do site.
Cerca de R$ 1 milhão já foram investidos na Sala de Situação e no Sistema de Previsão e Alerta do Estado, que vai fazer parte da Rede Nacional de Alerta, do sistema da ANA (Agência Nacional de Águas). Em Pernambuco, o Sistema conta com Plataformas de Coletas de Dados (PCDs) estrategicamente posicionadas para transmissão automática de informações de precipitação pluviométrica e níveis fluviais aferidos em réguas instaladas nos leitos dos rios. Os equipamentos são apoiados por radares meteorológicos, rastreados por satélites.
folhape
▲ Ir para Topo